Pandemia desigual

Pandemia desigual

Até agora, mais de 80% das pessoas que recorreram a medidas de apoio à família foram mulheres, o que revela um gigante desequilíbrio na presença de mulheres nos locais de trabalho e também nos confirma a falta de partilha da responsabilidade parental em pleno ano de 2021. Para conseguirmos perceber melhor este desequilíbrio, isto equivale a 4 em cada 5 pedidos de apoio…

As mais recentes medidas governamentais tentam promover esta partilha de responsabilidades através de um apoio majorado até 100% da remuneração base para as famílias que decidirem partilhar a assistência a filhos entre pai e mãe, em vez dos 66% previstos nas outras situações. Mas será que isto se revelará suficiente para que haja de facto esta partilha de assistência à família?

E o que estará na origem desta falta de partilha?

A Fórmula da Felicidade

por Marta Garcia

Um dos motivos óbvios será a diferença de rendimentos entre mulheres e homens. Segundo a CITE, as mulheres ainda ganham em média menos quase 17% do que os homens. Uma outra razão será também, a questão “psicológica” e histórica da mulher enquanto centro da assistência aos filhos menores….

A verdade, confirmada pelos factos, é que a maioria dos homens ainda sente que dar assistência aos filhos é uma tarefa “menor”. Sabemos que esta realidade estará a mudar, mas a uma velocidade muito aquém do desejável.

Sabemos hoje que esta Pandemia traz como consequência uma discrepância cada vez mais acentuada entre homens e mulheres, e também, infelizmente, uma maior violência associada às mulheres.

Infelizmente está confirmado que existe uma correlação positiva entre a Pandemia Covid 19 que nos obriga a todos ficar resguardados e protegidos nas nossas casas, e a violência contra as mulheres que galopa, o que confirma que para muitas, a casa não é de facto um lugar seguro. A cada três meses de confinamento, mais de 15 milhões de mulheres são atingidas por este tipo de violência.

Existe ainda um crescimento de famílias monoparentais em todo o mundo. De acordo com dados oficiais do PORDATA 2019, em Portugal, mais de 85% das famílias monoparentais são lideradas por mulheres.

Embora todos estes dados fossem já uma realidade antes da Pandemia Covid 19, foram muitíssimo agravados desde o ano passado.

Esta Pandemia, no entanto, fez com que em meia dúzia de meses, nos dessemos conta do que efetivamente é importante nas nossas vidas.

Assuntos como a saúde, a família, rede de amigos e a nossa casa por exemplo, muitas vezes eram colocadas em segundo plano. Houve uma espécie de busca pelo equilíbrio e pelas prioridades em muito pouco tempo. E isso não há dúvida que foi positivo.

Foi positivo também o facto de nos obrigarmos a reduzir a velocidade. Era tudo muito e muito a correr…. De repente tudo parou e fomos obrigados a parar também. Nunca pensámos que o conseguiríamos fazer e de repente cá estamos nós a conseguir…A verdade é que nos adaptamos àquilo que temos de enfrentar. Com tristeza, angustia e sofrimento, mas adaptamo-nos.

Fala-se muito nas consequências psicológicas e sociais da Covid 19 e a verdade é que infelizmente serão muito duradouras, mas a ciência ajuda-nos e diz-nos que nos iremos adaptar e iremos superar isto. Sempre o fizemos e não é desta vez que vai ser diferente.

Marta Garcia

Um comentário em “Pandemia desigual

  1. My name’s Eric and I just found your site mulheres.com.pt.

    It’s got a lot going for it, but here’s an idea to make it even MORE effective.

    Talk With Web Visitor – CLICK HERE https://talkwithwebvisitors.com for a live demo now.

    Talk With Web Visitor is a software widget that’s works on your site, ready to capture any visitor’s Name, Email address and Phone Number. It signals you the moment they let you know they’re interested – so that you can talk to that lead while they’re literally looking over your site.

    And once you’ve captured their phone number, with our new SMS Text With Lead feature, you can automatically start a text (SMS) conversation… and if they don’t take you up on your offer then, you can follow up with text messages for new offers, content links, even just “how you doing?” notes to build a relationship.

    CLICK HERE https://talkwithwebvisitors.com to discover what Talk With Web Visitor can do for your business.

    The difference between contacting someone within 5 minutes versus a half-hour means you could be converting up to 100X more leads today!

    Eric
    PS: Studies show that 70% of a site’s visitors disappear and are gone forever after just a moment. Don’t keep losing them.
    Talk With Web Visitor offers a FREE 14 days trial – and it even includes International Long Distance Calling.
    You have customers waiting to talk with you right now… don’t keep them waiting.
    CLICK HERE https://talkwithwebvisitors.com to try Talk With Web Visitor now.

    If you’d like to unsubscribe click here http://talkwithwebvisitors.com/unsubscribe.aspx?d=mulheres.com.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.