Às vezes tudo acontece de uma só vez!

Se é bem verdade que há quem tenha facilidade em adaptar-se às mais variadas circunstâncias, a maior parte de nós fica refém da situação. E entra numa tempestade tão grande, com tantos remoinhos e ventos fortes que fica sem saber como dali sair. 

Health & Emotional Coach

por Ana Matos

Vai uma ajuda? 

De uma forma simples, comece por fazer uma análise da situação, de forma criteriosa e ponderada. Desta maneira vai chegar ao centro da questão, entender exatamente a razão do problema. Desta forma fica mais fácil encontrar a melhor solução.

Ainda assim, complicado?  

Mais uma ajuda. Desta vez, com as palavras sábias de Dalai Lama: 

“ Não basta orar por paz de espírito, é preciso examinar o que perturba a sua mente e eliminar o motivo. Da mesma forma, querer apenas  ficar  bem não curará doenças físicas; há que tomar o medicamento prescrito. É importante usar a razão para examinar as causas do que está errado e encontrar maneiras de acabar com elas.

O tempo nunca pára. Está sempre seguindo em frente. O passado está para além do nosso controle, mas o futuro ainda está em nossas mãos. Para moldá-lo, devemos usar a nossa inteligência e fazer esforços aqui e agora. Embora a nossa situação atual possa não ser feliz, podemos mudá-la. Não adianta perder a confiança.”

Para conseguirmos resolver e ultrapassar os nossos problemas, precisamos de nos concentrar no momento aqui e agora , manter a disposição e a autoconfiança.

É  inútil gastar energia com o passado, que não pode ser mudado, e só nos desvia da solução.Esse desvio também nos leva a manter por mais tempo o problema em mente, e assim parece que ele se torna maior.

Em resumo, tome nota destes 7 pontos de ajuda:

1 –  Mantenha a mente serena – só assim consegue analisar e avaliar possíveis soluções sem a interferência das emoções, que vão gerar mais problemas.

2 – Tenha atitude – ficar apenas remoendo a situação não vai resolvê-la. Quanto mais cedo encarar o problema e encontrar uma boa solução, melhor será para si.

3 – Não desista – mantenha a confiança e a determinação em superar o aborrecimento.

4 – Não gaste o seu  tempo com o passado – não vai poder mudar nada, só vai dar uma dimensão cada vez maior ao problema, aumentar a sua ansiedade e adiar a resposta.

5 – Cuide de seu bem-estar emocional praticando algo que gosta com regularidade, seja leitura, meditação, caminhadas, arte, etc.

6 – Aceite a sua responsabilidade e afirme o seu poder – não delegue em ninguém a sua paz e a sua felicidade. Isto só a si, diz respeito.

7 – Siga sempre cultivando valores como amor, compaixão, bondade, tolerância, perdão.

Use estes 7 pontos de ajuda, adicione a sua sensibilidade e bom senso, e tudo se resolve.

Ana Matos