Outubro Rosa e tratamento médico humanizado

Outubro chegou e com ele o rosa. Esse colorido que pinta monumentos históricos, páginas da internet e as redes sociais é um chamado à saúde feminina.

E, aproveitando que os olhares do mundo estão voltados para o combate ao câncer de mama, doença que provocou 627 mil mortes, em 2018, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), precisamos falar sobre humanização do atendimento médico.

Feminismo é …

por Maíza Silva

E sim, Feminismo é saúde.

Acredito que boa parte das mulheres já se pegaram pensando: escolho um “gineco” homem ou mulher? Eu, particularmente, já me fiz essa pergunta.

Quem nunca percorreu o catálogo médico em busca de uma ginecologista “mulher”.

No meu caso, a dúvida em colocar a minha saúde nas mãos de uma médica pouco teve a ver com o currículo profissional dela, mas pela preocupação em me sentir à vontade ou não no consultório.

Não pretendo afirmar aqui que mulheres só devem escolher profissionais do mesmo sexo, pois feminismo é igualdade, mas esse é um assunto para um próximo artigo. Nesse breve relato, proponho uma reflexão sobre com quem devemos nos cuidar.

Seja em outubro ou não, para falar de câncer ou não, estejamos sempre atentas à nossa saúde física e mental. A melhor forma de escolher um profissional é quando percebemos que somos mais importantes para ele que a doença em si.

Excesso de trabalho e estresse podem desencadear doenças. Por isso, preste atenção à sua rotina e se o profissional escolhido para cuidar de você a vê para além do fisiológico. Fale e seja ouvida! 

Muitas doenças criam raízes no emocional; e o câncer é uma delas.

Maíza Silva

maiza.f@hotmail.com

www.instagram.com/maizasilvas/

One comment

  1. Sil Pimentel

    Perdoar é ser liberto de uma dor que é só sua, perdoar é dizer ao seu “causador” que tudo bem, aconteceu mas agora eu te perdôo e sigo em frente sem o peso do veneno que me consome! E se acontecer novamente?? Deus ensina que se deve perdoar 70 x mais, não é sobre você, é sobre o outro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.