Depois das férias,volte ao ritmo habitual. Mas, mais saudável e feliz.

As sugestões para uma vida mais saudável e feliz, são bem simples.

As sugestões para uma vida mais saudável e feliz, são bem simples.

Alcançar o contentamento, o relaxamento, e a saúde física e mental, a longo prazo, é importante se quiser levar uma vida de qualidade.

O stress, a falta de sono, e a infelicidade não só afetam a nossa vida de todos os dias, como deixam o seu corpo mais suscetível ao mal estar e a doenças .

Contudo, as sugestões para uma vida mais saudável e feliz, são bem simples.

“Começo por sugerir que encontre no exercício físico o equilíbrio para a mente e para o corpo. É diferente para cada um de nós. O que temos de perceber é que a atividade física provoca um dispêndio de energia direto, mas também indireto, porque aumenta o metabolismo basal. Também o cérebro sai favorecido, uma vez que durante o exercício, o organismo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, melhorando as atividades cognitivas, em especial a memória.”

“Começo por sugerir que encontrem o exercício físico, o que equilibra a mente e o corpo.”

Muito boas notícias, portanto!

É claro que, a alimentação tem um papel fundamental. Escolher o tipo de refeição que precisamos, de acordo com o nosso dia, é uma grande ajuda. Comer um prato de feijoada quando temos uma reunião importante no início da tarde, não vai ajudar muito. Tendo em conta o quão é importante a comida para nos mantermos vivos e ativos, devíamos prestar mais atenção às nossas escolhas.


O tempo que dedicamos a nós mesmos, a escutar o que precisamos e nos faz  falta, é também uma forma de nos (re)equilibrarmos.

Quantas vezes estamos com os olhos a piscar imenso, temos aquela dor de cabeça a começar, ou estamos sentados horas e horas, e preferimos ignorar todos estes alertas do nosso corpo? É que, parar e recuperar energia, não só é fundamental, como vai aumentar a produtividade. E vai permitir-lhe fazer o que tem a fazer, mais rapidamente e com o mesmo resultado positivo.

Basta parar 10 minutos, em cada 80 minutos de trabalho. Dizem os cientistas em Harvard, que fazendo esta pausa, ao ar livre, respirando profundamente, é tudo o que precisa para eliminar o cansaço e recuperar o foco.

O importante é que entenda que pode obter o mesmo resultado com muito menos esforço!

É claro, que viver uma vida que nos satisfaz, plena de gratidão por tudo o que temos, é um grande bálsamo para prevenir sintomas mais complexos.

Tendo a consciência que a esta base vamos adicionar  a determinação e persistência, em prol das nossas metas, rumo ao que nos faz feliz e apaixona, temos o essencial para uma vida mais saudável por muito mais tempo.

by Ana Matos

Lifestyle e Health Coach