Nas férias previna o seu bem-estar

Preparam-se as férias e há “um não sei quê…” no ar, que nos carrega as baterias para mais um ano.  Está quase, dizem uns, só faltam uns dias, dizem outros, e tudo parece mais fácil porque

só falta mais “um bocadinho”.

“Aquilo que não sabemos ou parecemos esquecer é que os nossos recursos, não são ilimitados. E com mais este esforço, antes das férias, apelamos aos nossos limites… férias para torrar ao sol, comer, beber e nada fazer, acreditem é a pior escolha.”

Por isso, não admira que muitos de nós, voltem de férias, mais exaustos em vez de bem-dispostos e recuperados.

E se desta vez, fizer diferente?

“Aquela máxima que sempre ouvimos” deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” é para seguir.”

Vamos aproveitar as férias para fazer aquelas caminhadas e passeios na natureza que nós já esquecemos, e tanto precisamos, e os nossos filhos, sobrinhos ou amigos, vão adorar?!  E ainda mais, se adicionar um picnic, ao dia. Vamos jogar, brincar, correr, andar de bicicleta, ou seja…mexa-se pela sua saúde!

Não gosta? Não lhe apetece? Percebo, mas já pensou que tem um corpo fantástico para fazer coisas?? E há tanto para ver e fazer. Se põe o corpo a mexer para ir trabalhar, agora que está de férias e pode fazer tantas coisas, vai ficar parado? Não faça isso. Acredite que vai sentir-se mais bem-disposto e cheio de vitalidade se escolher mexer o seu corpo!

Precisamos de dormir para que a nossa mente e corpo rejuvenesçam e fiquemos mais calmos e bem-dispostos. Aquela máxima que sempre ouvimos” deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” é para seguir.

É que logo mais já vai poder parar e descansar.

Precisamos de dormir para que a nossa mente e corpo rejuvenesçam e fiquemos mais calmos e bem-dispostos. Aquela máxima que sempre ouvimos” deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer” é para seguir.

 

E bem que precisamos de mais energia para tudo o que queremos fazer!

Acordar pela manhã cedinho e beneficiar de uns momentos de reflexão ou meditação, uma aula de yoga, ou caminhar, vai contribuir para melhorar a sua pressão arterial, dormir melhor, reforçar a vitamina D e absorver melhor o cálcio, essencial aos nossos ossos, e continuando este hábito saudável, vamos melhorar a nossa energia e bom humor.

Para continuar a “saborear” bem as férias, temos de pensar no que vamos comer. Muitas vezes, temos tendência a comer mais do que recomendado.

Como o evitar? Ouvindo o nosso corpo! Saber escutar o seu corpo, escolhendo os alimentos da estação do ano em que estamos, ajuda-o a conseguir um bom equilíbrio. Além disso, quer manter os ponteiros da balança sob controlo e não ganhar peso? Então, combine proporcionalmente leguminosas, verduras, peixes, frutas.

Aquela máxima de “comer 5 frutas e legumes por dia, faz-te mais feliz”,foi provada pelo cientista MUJIC, da Universidade de Queensland, que provou que os níveis de felicidade aumentam e os níveis de stress diminuem com a ingestão de mais frutas e legumes na alimentação diária.

“comer 5 frutas e legumes por dia, faz-te mais feliz”

E para beber? Se eu disser água, água e mais água promete continuar a ler?!?

Nesta altura, já deve estar a pensar que o “dolce far niente” não faz parte das sugestões. Claro que faz!

Lembra-se de como era bom descansar uns minutos após o almoço? Muito bem, vamos lá recuperar essa pausa que só traz benefícios e vantagens. Uns 20 minutos é tudo quanto precisa para ganhar tempo ao tempo.

E aproveitar para ler um bom livro, ouvir música, ou dar expressão ao seu hobby, é este o momento ideal.

Ana Matos

Lifestyle e Health Coach

Escreva para: an@velvetspring.pt

ligue: +351 915952063

São os cuidados de hoje que vão melhorar a nossa saúde amanhã!