Sustentabilidade

É das palavras que mais ouvimos nos últimos tempos, em especial desde que o mundo parou. E quando parou, as imagens que víamos confirmaram a mudança de todo um habitat no Mundo.

Hotelaria e Coaching

por Ana Beatriz

Hoje todos estão conscientes da necessidade de viver em maior “sustentabilidade” mas têm o dever de pôr em prática quer na sua vida pessoal quer na sua vida profissional.

Na vida pessoal a frase é: “Less is more”.

Para quê um roupeiro cheio de roupa se não usa nem tem tempo para o fazer. Para além do espaço é um acumular de bens desnecessários e que muitos necessitam. Sugiro o dia da “troca” de roupa e outros, entre grupos de amigos que tanto têm mas não usam. Talvez este simples gesto ajude e muito a que a vida seja realmente mais de partilha, diversão e união.

Vejo a sustentabilidade como uma forma de vida, uma forma de viver mais simples, menos consumista e com menos impacto no TODO.

Outra forma de contribuir para a sustentabilidade é deixar de se comodista. Talvez andar mais a pé ou de bicicleta em vez de carro. E se tiver mesmo de ir de carro partilhar com mais pessoas a mesma necessidade.

Quando passo para a minha profissão, tenho sempre a oportunidade de “guiar” os investidores para apostarem na sustentabilidade do seu projeto. Costumo dizer que o investimento em energias renováveis e outras ações compensam muito na conta de exploração hoteleira e no propósito maior que um legado como este deve deixar na comunidade onde se instalou.

O Turismo de Portugal acaba de lançar o Plano Sustentável 2020- 2023 em consulta pública até dia 26 de janeiro 21.

O nosso dever é contribuir e dar voz para que a sustentabilidade seja a nossa realidade de hoje.

Ana Beatriz

com o patrocínio