a terça-feira que mudou o mundo!
Lembra-se da sua manhã de terça-feira de 2001? Uma terça feira com sol a brilhar e que seria provavelmente idêntica a tantas outras terças-feiras de Setembro. Mas não foi assim.
Foi há 19 anos que o mundo assistiu em choque ao maior atentado terrorista de toda a História.
Cerca de 3000 pessoas morreram depois do embate dos aviões nas Torres Gémeas que desmoronaram em ondas e tubos de fumo negro. Outras morreram a bordo do avião sequestrado, e outras no Pentágono.
Ao todo 4 aviões comerciais de passageiros foram sequestrados na manhã do dia 11 de setembro de 2001.
Um dos aviões chocou contra a Torre Norte do WTC às 8h46. Outro contra a Torre Sul pouco depois das 9h. Às 9h37, o terceiro caiu sobre o Pentágono, no estado da Virgínia.
Mais de 6.000 pessoas ficaram feridas. Cerca de 1.000 vítimas não foram identificadas.
Em 2004, na rede de Televisão Al Jazeera, Osama Bin Laden, o líder terrorista fundador e dirigente da organização islâmica Al-Qaeda, assumiu a autoria dos atentados.
O mundo mudou
Duas guerras, a do Afeganistão e a do Iraque, foram consequências diretas dos atentados.
O combate ao terror tornou-se o tema central do século XXI.
Osama bin Laden tornou-se o inimigo número 1 dos EUA. A caçada durou uma década.
Houve aumento significativo do preconceito contra muçulmanos após o 11 de Setembro. Uma pesquisa norte-americana, 10 anos após os atentados, mostraram que 4 em cada 10 americanos admitiram ter preconceito contra muçulmanos, o dobro registrado em relação a outros grupos religiosos.
Osama Bin-Laden foi morto no dia 2 de Maio de 2011 durante a Operação Lança de Neptuno, nome de código usado pelas tropas norte americanas
0 comentários