Amar o Planeta

Esta é a nossa melhor opção. Seguir uma linha de orientação que nos encaminhe para as melhores ações, e nos ajude a proteger o que ainda podemos salvar –

O nosso Planeta, a nossa casa maior.

Verde, código verde.

A harmonia com o ambiente passa por adquirir novos hábitos.

Ganhar consciência que é preciso cuidar do nosso planeta é mesmo uma medida urgente porque o tempo está a contar.

Desde os pontos de recolha para as estações de reciclagem, às mais simples atitudes e ações no nosso dia a dia, todos podemos fazer melhor.

O ato tão simples de fechar uma torneira que não está a ser usada em contínuo, ou durante o tempo que escova os dentes, por exemplo, para depois voltar a abrir, nesse intervalo pode poupar seis litros de água por minuto.

Reutilizar folhas de papel sempre que possível, é um ganho win/win – ganhamos nós e o planeta.

O hábito de ferver litros de água para depois consumir somente uma chávena de chá é um enorme desperdício de energia. Aqueça só a quantidade que necessita . E o recipiente onde aquecer a água deve estar completamente tapado para diminuir o tempo de aquecimento até ao ponto de ebulição. Poupa cerca de 40% do tempo.

As pré-lavagens das máquinas de roupa e loiça são também de evitar. Se omitir as prélavagens, ajuda a poupar milhões de litros de água.

Em tempo de praia , evitar os bronzeadores é uma regra de ouro. Cientistas mundiais dizem que cerca de 10% dos recifes e corais sofrem com os efeitos nocivos dos bronzeadores utilizados pelos banhistas.

Sabia que:

outra das medidas fundamentais para poupar energia é que os eletrodomésticos não estejam demasiado próximos. O fogão e o frigorífico, por exemplo , devem estar distantes ou devidamente isolados para não dispararem o consumo de energia.

Regar as plantas de manhã cedo ou à noite vai ajudar a que devido às temperaturas mais altas durante os meses de verão, uma parte da água se evapore, o que faz com que as plantas não retenham a humidade.

Com a máxima segurança opte por fazer os seus procedimentos bancários via internet e estará a poupar quilos de papel por ano. Imprima o estritamente necessário. Se puder, em casa vá juntando o papel usado e entregue-o nas instituições que o utilizam para fazer pintura ou artesanato.

Renunciar ao consumo da carne o mais possível é também uma das medidas ideais para ajudar a diminuir a pegada ecológica. A ONU estima que a produção de gado produz cerca de 18% de gases com efeito de estufa, e no caso dos ruminantes , uma grande quantidade de metano , ainda mais prejudicial que o CO2.

Se olharmos par a raça humana e para o nosso legado, e nos apercebermos que somos a geração que menos fez, que menos tem dado importância em relação ao problema do ambiente, mesmo sabendo o que estava a acontecer, então de certeza que seremos lembrados como a pior geração de sempre . O planeta terra é uma utupia que precisa de ser gerida de modo a que possa ser habitada pelas gerações futuras.

Leonardo Dicaprio

Todos temos consciência do prejuízo causado pelo plástico, o que torna imperativo a não utilização de sacos de plástico, mas muitas vezes acabamos por nos esquecer… Leve sempre consigo, no carro, na carteira, um saco reutilizável de preferência reciclável ou biodegradável.

Vai desistir de ajudar a salvar o nosso planeta ?

by Sandra Pimenta