Open your Heart

a nova rubrica da M magazine

Open your heart é a nova rubrica da M magazine , que dá a conhecer pessoas e Instituições que através das suas ideias e /ou ações, reúnem características e desenvolvem capacidades para todos os dias ajudarem a transformar o mundo num lugar melhor para todos.”

“…não somos seres suspensos em bolas de sabão, que vagueiam felizes pelos ares”

“ Vai aonde te leva o coração” de Susanna Tamaro.

Mas as crianças deveriam poder viver com alegria, e vaguear felizes. E podem, se nós vivermos com essa consciência. Com a consciência de que pequenos gestos podem gerar grandes felicidades.

Não, não são só palavras bonitas, são as intenções convictas que movem as pessoas de boa vontade. E a partir dessa união de vontades é que se produz o efeito dominó que permite mudar muita coisa. Mudar o mundo para melhor

Sandra Pimenta


Dress a girl around the world Macau

Dress a Girl around the world Macau, é a causa que desde 2017 faz o coração da Ana Cristina Vilas , bater mais forte.

Dress a Girl Around the world Macau

Numa sala cedida pela Associação dos Amigos de Moçambique, em Macau, Ana Cristina Vilas organizou uma equipa de costura solidária. Um grupo de voluntárias que confecionam peças de vestuário, para vestir crianças em situação de pobreza extrema.

A partir do projeto original concebido a partir da Hope 4 Women International , uma Organização que se foca na dignidade das mulheres em todo o mundo, e que existe desde 2006,

a Organização Internacional “Dress a girl around the world” , está já representada em cerca de 81 países, incluindo Portugal, exatamente onde Ana Cristina conheceu a ideia .

Mas afinal como é que tudo aconteceu ?

Comecemos então pelo príncípio .

Ana Cristina Vilas é a responsável pelo Projecto “Dress a Girl Around the World” – Macau, desde Abril de 2017.

Nasceu em Moçambique, e ainda adolescente, em 1981 foi com os pais para Macau onde vive desde essa altura . O facto de ser funcionária pública, em Macau, não a impede de abraçar projetos como este, a que se entregou de corpo e alma.

Diz gostar de Macau, fala mandarim, mas não se sente Macaense, considera-se uma cidadã do mundo.

Mais recentemente, numa das suas vindas a Portugal, conheceu em Cascais, a Dress a Girl Around the World e com a ajuda de umas amigas levou com ela o Projeto Internacional e implementou-o em Macau.

A “Dress a girl …” é uma organização de trabalho voluntário que se dedica a costurar vestidos para crianças de países subdesenvolvidos e que vivem numa situação de pobreza extrema.

Ana Cristina Vilas, mentora da Dress a Girl Around The World Macau

Ana Cristina, diz haver muita pobreza nas Filipinas, no Camboja e no Vietname e com a colaboração das Missões Religiosas, consegue chegar a essas comunidades mais necessitadas e transformar a vida daquelas crianças . Costurar com coração para vestir de auto confiança aquelas meninas que assim podem ter um vestido só seu.

A ideia é que todas as meninas no mundo possam ter um vestido novo e só seu .


As peças de vestuário são costuradas para meninas a partir de um ano de idade, até aos 14 e cada vestido é acompanhado de uma peça de roupa interior etiquetada com a marca da organização. A ideia é proteger estas crianças e prevenir crimes praticados contra menores, que vão desde a violação ao tráfico humano.

O objetivo é expandir a ajuda, contribuir com bens alimentares, o que de resto já aconteceu no ano passado quando de uma visita a uma localidade no norte da Tailândia, um bairro de lata com centenas de crianças com poucas condições, onde além do vestuário foram distribuídos bens alimentares.


Cristina Vilas Lau, esclarece que de modo diferente do Projeto original, a “Dress a Girl Around the World Macau” não faz distinção entre rapazes e raparigas porque o objetivo é ajudar as crianças carenciadas, independentemente do género ou outra condição.

O trabalho é 100% voluntário e conta com donativos em materiais como tecidos 100% algodão, linhas, fitas, e elásticos.

Com tecidos estampados, floridos ou lisos, a Dress a Girl Around The World Macau, liderado por Ana Cristina Vilas, continua a colorir sorrisos de cada vez mais crianças em situação de pobreza.

E para acompanhar o trabalho da equipa , participar, ou saber mais sobre a Dress a Girl Around The World basta clicar aqui em baixo.

Dress a Girl Around The Word Macau https://www.facebook.com/groups/718730981633919/

Patrocinador da edição de estreia Open Your Heart