O marketing digital anda preocupado com os extremos. E quando afirmo isto, refiro-me à preocupação exagerada de fazer chegar uma campanha ao maior número de pessoas possível. Ou seja, a prioridade está na quantidade. No sucesso das métricas. Os likes, o tráfego gerado, as visualizações, o número de seguidores, etc.
Será que estes números não nos estão a afastar das pessoas que realmente nos interessam? Aquelas que são realmente importantes para o nosso negócio? Não valerá a pena medir o valor que estamos a acrescentar? É claro que sim! Devemos começar pelo que é importante para os nossos clientes e para o nosso negócio. De outra forma arriscamo-nos a cair no vazio.
O conteúdo de marketing não pode girar só em torno dos números de audiência. Podemos ter casa cheia em número e vazia em interesse, e isso chama-se desperdício! Por isso a pergunta: Tens uma história para vender ou uma história para contar? Que em inglês soa melhor, rima e tudo! Do you have a story to sell or a story to tell?
As estórias são alimento para a nossa imaginação. O TED Talks channel acredita que as estórias definem e afirmam quem somos, levam-nos a experienciar as semelhanças entre nós e os outros de forma real ou imaginária. Ajudam-nos e dão sentido às nossas vidas.
E assim emerge mais um conceito importante no mundo do marketing, o storytelling! Uns dizem que é arte, outros dizem que é ciência e eu digo que são as duas em perfeita sintonia! É como dançar uma valsa. Emoção, conexão humana, saber o que motiva e inspira a ação. Quase poético! E agora? Faz sentido levar toda esta beleza para o mundo dos negócios? Eu digo que sim! Ora vejam.
1 comentário
gate io · Maio 26, 2023 às 08:16
I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.