Para parecer palhaço é preciso ser palhaço!
As analogias ajudam a entender a pertinência de alguns conceitos. Numa das formações que dei recentemente, esta foi uma das analogias que utilizei para explicar a fronteira entre corporate image e corporate identity. E resultou!
Poderia vestir a melhor das indumentárias de um palhaço e transformar-me numa autêntica “personagem” se não tivesse de atuar! Talvez para uma sessão fotográfica, mas nunca para assumir ou desempenhar tal papel. E porquê? A resposta é simples. Porque não tenho alma de palhaço e, tudo o que eu fizesse nesse sentido, iria ser uma tremenda farsa!
Corporte Image é aquilo que uma empresa parece ser. É a mental picture que consegue criar no público externo. Um conjunto de significados observados pelos indivíduos em busca de conhecer um “objeto”. Ou seja, tudo aquilo que as pessoas descrevem, comentam, lembram e relacionam com a sua empresa. A impressão inconsciente que um indivíduo tem de uma instituição, organização ou pessoa, percebida de forma absolutamente emocional.
Corporate Identity é aquilo que a empresa é. Surge a partir de um levantamento das características particulares, da sua missão, visão e valores. Surge do desenvolvimento histórico da empresa, dos funcionários que por ela passaram, produtos e serviços oferecidos ao longo do tempo, políticas de gestão, documentos gerados, entre outros. Ou seja, tudo o que explica, mostra e sugere o que a empresa foi, como é hoje e como pretende ser no futuro. Algo profundo, impregnado na forma de ser e de fazer, na sua atuação global que deve ser, em primeira instância, partilhada com o seu público interno.
Já abordei a pertinência deste princípio em reflexões anteriores e volto a reforçá-la. Não é rara a falta de entendimento destes dois conceitos e, também, não é rara a forma como empresas defraudam os seus públicos, em muitos casos sem consciência disso.
Aqui fica o meu contributo para uma melhor sintonia entre identidade e imagem institucional, ou corporate identity e corporate image. Dois conceitos distintos, interdependentes e facilmente confundidos.
by Paula Ribeiro
Head of marketing and communication at bloom up @ Mmagazine
1 comentário
gateio · Maio 26, 2023 às 19:56
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