Cuidar o Futuro
Maria de Lourdes Pintasilgo, a primeira e única mulher em Portugal a desempenhar o cargo de Primeira-Ministra, faria 90 anos em janeiro de 2020. Uma das suas múltiplas áreas de intervenção foi a presidência da Comissão Independente sobre a População e a Qualidade de Vida, criada sob a égide das Nações Unidas no início da década de 1990.
O objetivo desta Comissão era o de “elaborar uma nova visão das questões internacionais de população, tomando como elementos fundamentais de referência os direitos humanos e as condições económicas”.
Formada por uma equipa paritária, a Comissão realizou audições em diferentes partes do mundo, ouvindo diferentes agentes, incluindo pessoas que raramente eram ouvidas, as pessoas invisíveis. O relatório da Comissão – “Cuidar o Futuro” – viria a ser publicado em 1998. Trata-se de um documento visionário quanto às consequências da crise ambiental e à premência do desenvolvimento sustentável, e continua de uma atualidade acutilante. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada pelas Nações Unidas em 2015, com o mote de “não deixar ninguém para trás”, é disso evidência.
by Ana Sofia Fernandes
Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres
0 comentários