Hotelaria e Coaching

O Turismo e a Gestão Hoteleira do futuro.

Todos os dias a humanidade evolui e toda uma geração, especialmente a primeira geração que nasceu em plena liberdade (após 1974), está hoje a ter mais consciência de si próprio e do seu contributo na sociedade onde vive.

Caminhamos para um turismo e hotelaria mais consciente, e hoje temos mesmo de ajudar a mudar mentalidades enraizadas na nossa hotelaria tradicional, para que este objetivo seja notório mais cedo.

Acredito que o primeiro passo está nas instituições que instruem a formação contínua de Gestores de Topo, e que devem incluir as ferramentas:

Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal, Coaching.

Estas devem ser introduzidas para que a liderança perceba o que é um estado de Consciência Plena e como esta influêncía positivamente as suas decisões de gestão e liderança de pessoas.


http://www.aorh.mais.pt

O segundo passo, são as Instituições Públicas e o Governo, a tornar a regulamentação de Unidades Hoteleiras, mais flexíveis e capazes de permitir ao investidor inovar na sua oferta hoteleira para alcançar o novo cliente que está aí à porta:  o Turista Consciente.

Esta consciência começa no investimento que deve ser o mais orientado possível e exequível, com ou sem fundos públicos. 

A escolha da sua localização deve ter em conta o impacto na comunidade local e colaborar com a mesma de forma a uma integração sustentável.

O projeto de hoje deve ter em conta novas formas de construção com recurso ao uso de matérias e energias renováveis. O edifício deve “consumir” o mínimo possível os recursos. O financiamento público deve aqui ter mais enfoque, pois como sabemos, o valor de construção encarece e muito com esta opção.


O turista de amanhã só vai viajar se o destino e/ou unidade hoteleira estiver orientado para os mesmos valores e propósitos.

Que a decisão para mais uma unidade hoteleira e/ou renovar uma existente seja com o propósito de deixar um legado consistente e não mais um ativo para os fundos de investimento gerirem.

by Ana Beatriz