Hotelaria e Coaching

Sonho de ser hoteleiro(a)


Habitualmente vemos vários empresários de outros ramos de atividade serem bem-sucedidos financeiramente e quererem ser “Hoteleiros”. Ter um hotel é fazer um investimento onde o retorno esperado leva pelo menos 7 anos (dependendo obviamente da tipologia, localização e acima de tudo viabilidade financeira e posicionamento face ao seu mercado). Acrescento a isto a necessidade atempada de frequentar formação na área hoteleira, ou então contratar um talento em gestão hoteleira com experiência para o guiar. Aqui a única condição para o sucesso é: “Se contrato um especialista numa área que eu desconheço devo esperar que este me guie, ensine e me leve ao sucesso.”


Este especialista em gestão hoteleira deve ter, ou munir-se de uma equipa que tenha vários talentos, e que lhe dê suporte e a informação certa no momento certo, para liderar um projeto que requer muita sabedoria. Considero imprescindível no momento de concepção de um projeto, a presença de (para além do gestor hoteleiro): Financeiro da área hoteleira; Marketing e Branding; Recursos Humanos; Manutenção Preventiva; Estratégia de Vendas; Gestão de alimentação e bebidas. Sendo que se o projeto também tiver a vertente de bem-estar ter alguém especializado na mesma. Com esta base partimos para a escolha de arquitetos, decoradores, especialidades, entidades bancárias, e outros.


AORH+
http://www.aorhmais.pt

Esta é a minha recomendação para quem quer ter um hotel ou sonha em ter um hotel: tudo se resume a um bom projeto e bem liderado por profissionais bem remunerados.


by Ana Beatriz

http://www.abchospitality.pt

http://www.aorhmais.pt