A maratona de Boston é a mais antiga do mundo. Começou a ser disputada em em 1897, mas só em 1972 as mulheres foram oficialmente autorizadas a participar.

Até aquela data, as mulheres que quisessem participar tinham de o fazer de forma mais ou menos clandestina. O caso mais famoso foi o de de Kathrine Switzer.


Kathrine Switzer. Tendo-se inscrito apenas como K.V. Switzer, conseguiu obter um número de dorsal e entrar na corrida.

Até aquela data, as mulheres que quisessem participar tinham de o fazer de forma mais ou menos clandestina. O caso mais famoso foi o de de Kathrine Switzer. Tendo-se inscrito apenas como K.V. Switzer, conseguiu obter um número de dorsal e entrar na corrida. Quando foi descoberta, alguns elementos da organização tentaram retirá-la da prova, sem sucesso. As imagens deste incidente correram mundo e abriram caminho à participação plena das mulheres nas corridas de longa distância.

Em 2019, outras imagens correram mundo: as de Stéphanie Frappart, primeira mulher a arbitrar uma final masculina de futebol da UEFA. Mais de cinquenta anos separam estas duas extraordinárias imagens de dois momentos emblemáticos da participação das mulheres no desporto.

by Ana Sofia Fernandes

Presidente da Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulhereshttps://plataformamulheres.org.pt

Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres

Categorias: M Magazine

1 comentário

Orville · Setembro 23, 2019 às 15:07

Seriously quite a lot of excellent tips!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *