Campanha EXIT: pela abolição do sistema da prostituição


A prostituição é um sistema com vários protagonistas: as pessoas na prostituição; os compradores de sexo; os proxenetas e traficantes; e a sociedade como um todo.

Uma sociedade que defende a igualdade entre mulheres e homens não pode compactuar com o sistema da prostituição, não o pode legitimar nem regulamentar. Enquanto o consentimento sexual de uma mulher puder ser comprado por um homem, nunca haverá igualdade entre os sexos.

A prostituição é um sistema com vários protagonistas: as pessoas na prostituição; os compradores de sexo; os proxenetas e traficantes; e a sociedade como um todo. Neste sistema convergem múltiplas desigualdades e nele se pratica uma forma de violência contra as mulheres e um atentado aos direitos humanos que deve ser combatido.

A campanha EXIT é uma iniciativa que defende a abolição do sistema da prostituição em Portugal e a implementação do chamado modelo da igualdade ou modelo nórdico. Este modelo assenta em três eixos: descriminalização das pessoas na prostituição; serviços de apoio e estratégias de saída para as pessoas na prostituição; criminalização da compra de sexo, do proxenetismo e do tráfico humano.

No caminho para a igualdade entre mulheres e homens, a abolição da prostituição é uma etapa essencial. A campanha EXIT visa contribuir para este objetivo. Visite o sítio da campanha para saber mais.

Ana Sofia Fernandes

Presidente Plataforma Portuguesa dos Direitos das mulheres

https://plataformamulheres.org.pt/

Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres