O presente não chega – precisamos de lhe dar espaço!

Não chega só estarmos presentes, precisamos também de nos dar espaço.

M de mindfulness

por Hannah Thantrey

A curiosidade do Mindfulness é que não basta estarmos presentes.

Se formos a pensar, um ladrão também precisa estar totalmente presente, mas não é só esta qualidade que o Mindfulness convida.

Muitas vezes a atenção plena é descrita como : viver no aqui e no agora. E de facto, no meio da correria do dia-a-dia, sair do piloto automático (onde nem damos pela vida passar) e estarmos mais aqui, é, o primeiro passo.

Mas

Sendo que espaço significa o quê?

Significa aceitação e permissão. Podermos ser e estar tal como estamos.  As coisas poderem ser e estar, tal como estão (mesmo que só por um pouco).

não chega só estarmos presentes, precisamos também de nos dar espaço.

Continuamente cultivando presença a este ser humano que repetidamente chamamos “eu”, àquilo que rodeia e àquele que chamamos “o outro” – aceitando.

Num mundo de tantos objetivos e metas, tanta vontade de nos tornarmos algo ou deixarmos algo para trás, só pode ser um alívio isto de nos permitirmos um pouco – seja uma turbulência intolerável ou uma aragem apaziguadora ~

O Mindfulness vem propor isto mesmo – sim, vamos estar mais aqui e agora! Mas sempre sem esquecer aquilo que de mais valioso a presença tem – voltarmos a casa, voltarmos à nossa natureza, a natureza que aceita e não julga.

Hannah Thantrey

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.