Não é fácil mas é possível!

À medida que nos estabelecemos em novas rotinas, muitos de nós ainda se debatem com o conceito de “trabalhar em casa”, o tele trabalho que resulta em mais complicações com muito stress associado.

É claro que nem todas as casas possuem jardim ou varandas amplas para ampliar o espaço da casa. As crianças correm, fazem barulho e exigem atenção, há que gerir várias agendas, e os locais da casa não chegam para todos. E de repente a casa de família fica apertada e desconfortável… Existem estes e outros factores que entram em jogo quando transferimos todo o processo produtivo da empresa para um espaço lá em casa, a que vamos chamar escritório.

A realidade é que estamos todos a experimentar essas mudanças, agora.

Respire fundo – e saiba que não está sozinho!

Embora não possamos controlar factores externos, há certas medidas que podemos realizar com pouco de esforço, para recuperar a calma e a motivação para uma nova rotina diária de trabalho, promovendo a transição para o tele trabalho, o mais fácil possível.

É encorajador observar que muitas empresas de sucesso têm bons resultados com este modelo de trabalho. Somente nos Estados Unidos, 4,7 milhões de colaboradores trabalham em casa pelo menos metade da semana, um número que está a aumentar devido às circunstâncias atuais. Muitos desses colaboradores integraram certas práticas e hábitos que contribuem para uma experiência de trabalho favorável em casa.

Eles são a prova de que é possível criar uma vida profissional positiva em casa.

    5 dicas para criar um ambiente de escritório, em casa, saudável e positivo:

  • Escolha o seu lugar. Se possível, recomendamos definir um local designado para o horário de trabalho. A designação do espaço criará um estado de normalidade, proporcionando uma sensação de alívio muito necessária.

O seu cérebro reconhecerá que quando está sentado à sua mesa (ou mesa da cozinha – o que funcionar!),  você está no horário de expediente, enquanto o sofá fica fora do horário de expediente. Este também é um passo fundamental para minimizar interrupções. Escolher o local certo também significa considerar itens importantes que contribuem para uma configuração eficiente do escritório em casa. Este local tem ligação forte à Internet? Posso fechar a porta para isolar o som? Identifique quaisquer      obstáculos que possam surgir como stressantes, pois isso lhe dará uma sensação de estabilidade no futuro.

  • Experimente o minimalismo. Desordem mínima significa stress mínimo! A organização do seu escritório em casa pode ter um impacto significativo na produtividade.
  • Um estilo de vida minimalista ajuda a alcançar a calma mente-corpo e os níveis máximos de felicidade. Como aplicar? Elimine a confusão de livros, papéis ou brinquedos infantis que podem estar à espreita no seu espaço de trabalho. Finalizou? Coloque uma manta      ou algo parecido no fim do trabalho, para “fechar” e sair do seu escritório
  • Envolva os seus sentidos. Mesmo que parece complicado, experimente! Promova um ambiente tranqüilo porque favorece níveis mais altos de produtividade. Tente acender uma vela perfumada

ou colocar flores. Provou-se que os benefícios estimulantes da aromaterapia promovem uma sensação de bem-estar calmo e Tranquilidade em momentos de stress. Ou incluir algo tão simples quanto adicionar uma afirmação decorativa à sua parede ou comprar um novo  notebook colorido.

  • Saia do escuro! Se tiver possibilidade, incentivamos o trabalho em um local com algum acesso à luz natural.

O acesso à luz pode ajudar o seu espaço a ficar um pouco maior e arejado, principalmente se mora em um apartamento pequeno, e ainda beneficia o seu humor e bem-estar, no final do dia sombrio?

Janelas insuficientes? Sem problemas. Uma caixa de luz também pode fazer o trabalho! Conhecida para ajudar a aliviar os sintomas do transtorno afetivo sazonal (SAD), uma caixa de luz pode ser uma ferramenta essencial para iluminar o ambiente do escritório em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.