16 de Outubro Dia Mundial da Alimentação

Ana Matos
Cocooning Medicine. Medicina Integrativa e Funcional.

Nesta altura em que tanto se fala de alimentação e estados de vida saudável, pelos benefícios científicos que acarretam no controlo e combate de muitas doenças, é importante sabermos o que nos faz bem e contribui para o bom funcionamento do nosso corpo e mente. Na alimentação recomendo que procurem  os alimentos sazonais, mais ricos em nutrientes e também mais acessíveis. E aí estão os alimentos do Outono disponíveis para  reforçar as nossas defesas e imunidade. Também é importante saber reconhecer e combinar os nutrientes indispensáveis em cada refeição- as proteínas, os hidratos de carbono, as gorduras, as vitaminas, os minerais e a água- é essencial a um prato equilibrado, pleno de bem-estar. E sabem onde podem encontrar muitas ideias e soluções equilibradas, nutritivas e saudáveis?!?Na dieta mediterrânea, claro. E se a combinarem com exercício, umas boas gargalhadas, um bom livro ou bom filme, enfim, o que vos agrada e dá prazer, uma vida de longevidade plena de bem-estar, estará obviamente no vosso futuro.

“ para uma vida maior que o tempo”                               

Parceria Rosa

Cristiana Fonseca
Coordenadora
Departamento de Educação para a Saúde Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN

Educar para a Saúde é um trabalho multifacetado para o qual contribuem várias dimensões, desde a saúde à comunicação, passando pela arte e tantas outras! Na Liga Portuguesa Contra o Cancro sabemos que criar sinergias com a comunidade é a melhor forma de disseminar a nossa mensagem, fazendo-a chegar a cada vez mais pessoas. É essa mesma certeza que nos move nesta parceria que agora iniciamos com a mulheres.com

Bem vindo Outono.

Sensações de Outono

Chegou no dia 22 de Setembro, a Estação do Ano que traz consigo os tons amarelados e a nostalgia da queda da folha, relacionada com a renovação, a libertação, os dias mais curtos e as noites gradualmente mais frias.

O Equinócio de Outono assinala o momento em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do Equador Celeste, em Setembro no hemisfério Norte e em Março no hemisfério Sul.

Nesta época de alguma melancolia, foquemo-nos na renovação. Este ano em especial, vale a pena refletir no que realmente nos faz falta ou podemos deixar ir. Desde as tralhas que servem para pouco mais do que lotar espaços, aos sentimentos e emoções tóxicas que nos adoecem, vale a pena refletir no tal desapego, que neste caso sim, é essencial para nos mantermos equilibrados e saudáveis.

Sandra Pimenta