Sexismo: Repare nele. Fale dele. Acabe com ele!

Mobiliza-te Contra o Sexismo foi lançado em Portugal no dia 11 de outubro, Dia Internacional da Rapariga. É um projeto da iniciativa do Conselho da Europa dinamizada pelo Lobby Europeu das Mulheres. Em Portugal, é implementado pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto, a que se associam a Universidade da Beira Interior e a Federação Portuguesa de Basquetebol.

O projeto é construído em torno da recomendação histórica do Conselho da Europa que fixou a primeira definição jurídica internacional de sexismo: “qualquer atitude, gesto, representação (…), prática ou comportamento baseado no pressuposto de que uma pessoa ou grupo de pessoas é inferior em razão do sexo, que ocorra na esfera pública ou privada”. Entre outras iniciativas, o projeto inclui a campanha Sexismo: Repare nele. Fale dele. Acabe com ele!

Atitudes de sexismo isoladas podem parecer inofensivas, mas criam um clima de intimidação, medo e insegurança, gerando sentimentos de inutilidade e autocensura, levando à adoção de estratégias de afastamento, a mudanças de comportamento e à deterioração da saúde. O sexismo está na origem da desigualdade de género, e afeta desproporcionalmente as mulheres e raparigas. Pretende-se este projeto, e principalmente a campanha Sexismo: Repare nele, Fale dele, Acabe com ele!, seja um contributo significativo para a erradicação do sexismo em Portugal. Sexista? Faça o teste e descubra!

Ana Sofia Fernandes

Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.