Geração igualdade

Geração igualdade


Em 2020 a comunidade global vai assinalar o vigésimo quinto aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres e da adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (PAP) (1995), o roteiro mais ambicioso para o empoderamento das mulheres e raparigas em todo o mundo, com objetivos estratégicos e ações para alcançar a igualdade em 12 áreas críticas. Será, também, o quinto ano no caminho para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos quais a igualdade entre mulheres e homens é central, havendo, pela primeira vez, um horizonte temporal para a realizar: 2030.

O processo mundial já começou. A Reunião de Revisão Regional Pequim + 25, realizada de 29 a 30 de outubro de 2019 em Genebra na ONU, proporcionou um fórum para os Estados Membros reverem o progresso e identificarem desafios na implementação da PAP. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, enquanto organização com estatuto consultivo especial no Conselho Económico e Social da ONU, participou nos trabalhos, tendo eu tido a honra de ser oradora em representação do Lobby Europeu das Mulheres no painel sobre “Mulheres na Liderança: representação das mulheres na política e na tomada de decisões”.

O processo de revisão continuará em março de 2020 na 64ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres, em Nova Iorque, na ONU. Em maio, numa organização da ONU Mulheres e co-presidido pela França e pelo México, terá lugar o Fórum Geração Igualdade orientado para a ação com parcerias entre países, sociedade civil, empresas e outros atores. Conheça a nossa declaração escrita à ONU

by Ana Sofia Fernandes

Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulhereshttp://plataformamulheres.org.pt

Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres