Direitos Humanos

Tornar a igualdade entre mulheres e homens uma realidade

Em 2020 celebra-se o 10º aniversário do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), uma Agência da União Europeia (EU) criada para prestar assistência técnica aos Estados-Membros e às instituições europeias. O objetivo do EIGE é contribuir para a promoção e reforço da igualdade entre mulheres e homens, integrando a perspetiva de género em todas as políticas da UE e nas políticas nacionais delas decorrentes, combatendo a discriminação com base no sexo, e sensibilizando as cidadãs e cidadãos para o tema.

#Equidade de Género #Direitos das Mulheres são Direitos Humanos

Uma das concretizações do EIGE foi o Índice de Igualdade de Género, que mede, numa escala de 0 a 100, a situação de cada país da UE nesta matéria. Nesta década, e apesar dos progressos efetuados, nenhum país atingiu a igualdade plena. A Suécia (83,6 pontos) foi o país que mais se aproximou. A Grécia (51,2) e a Hungria (51,9) são os países com caminho mais longo a percorrer. Portugal (59,9) tem vindo a melhorar, mas está ainda abaixo da média da UE (67,4).

Ainda há, assim, muito caminho a fazer para concretizar a visão do EIGE: tornar a igualdade entre mulheres e homens uma realidade na Europa e para além da Europa.    

by Ana Sofia Fernandes

Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.