Health Coach & Lifestyle

Ano Novo, resoluções saudáveis para viver melhor.

Novo Ano, resoluções saudáveis.

Tem muitas e boas razões para continuar com as boas resoluções do novo ano: mente calma e focada num corpo saudável, em boa forma.

E com estas sugestões que lhe deixo, ainda será mais fácil.

São 20 sugestões de como se manter saudável no escritório, são elas:

1. Mantenha snacks saudáveis perto de si.

Resista às máquinas de vendas – caso a sua empresa tenha alguma(s) – e biscoitos que sobram das reuniões.

Tenha na sua secretária um snack mais saudável, como uma embalagem de amêndoas, para quem gosta. É muito mais fácil do que ter de se levantar e ir buscar/comprar algo.

2.Leve o seu próprio almoço.

Quando o próprio que trata do seu almoço e não o café do lado, tem todo o controlo sobre o que ingere e nada mais. Dá o seu trabalho, mas vale a pena quando sabe que está atento à sua saúde…e à sua conta bancária.

3. Relacione-se com o “Pessoal Saudável”

Cientistas afirmam que nós comemos o que os nossos amigos comem, por isso, envolva-se com pessoas que, mesmo sem intenção, o ajudarão a eliminar os comportamentos pouco saudáveis.

4 Levante-se e alongue-se regularmente.

Mesmo que seja apenas para lidar com alguns emails ou pequenas tarefas, dedique 30 minutos por dia a estar de pé diante da sua secretária – vai ver que sentirá o impacto na sua energia. E se o seu escritório não tiver um espaço onde possa trabalhar de pé, apenas se certifique que está fisicamente de pé e a alongar-se, pelo menos uma vez a cada hora.

Também não há nada pior do que deixar o trabalho ao fim do dia com uma dor no pescoço ou com músculos doridos, por isso faça um pouco de exercício para evitar este género de dores.

Levante-se e alongue-se regularmente

5. Pratique comportamentos saudáveis ao computador

Estar perante um computador ou ecrã o dia todo é exaustivo, e perigoso para a sua visão, pescoço, para a sua coluna e cabeça.

Por isso, lembre-se de fazer pequenas pausas entre tarefas, diminua a luminosidade do seu ecrã, sente-se com as costas direitas, hidrate a sua vista e vá mudando de posição ocasionalmente.

6 .Agende “Reuniões a Pé”

Leve as suas reuniões para o ar livre, onde pode aproveitar os raios de sol, esticar os seus músculos e até mesmo deixar-se inspirar pelo ambiente que o rodeia.

7. Use as escadas.

É uma forma rápida de aumentar o bater do seu coração quando não tem tempo para se exercitar. Caso esteja num vigésimo andar ou semelhante, pode tentar subir pelas escadas até metade e depois subir o resto de elevador, ou até quando começar a sentir-se mais cansado.

8. Exercite-se a meio do dia.

Se conseguir, tente tirar uma hora de folga do trabalho para ir a um estúdio de ioga nas proximidades ou pelo menos para fazer uma corrida ou caminhada. É um facto que o exercício físico diário pode aumentar e melhorar a sua produtividade.

9. Faça uma sesta

Pode ser difícil simplesmente sair da secretária sem recear o seu chefe, mas se puder – e precisar desesperadamente – informe-o que precisa de descansar um pouco. A sua produtividade será muito mais eficiente. Apenas evite pedir isto todos os dias.

Sempre que possível durma a sesta .

10 . Trabalhe ao ar livre

Pode acreditar ou não, mas o seu habitat natural não é fechado entre quatro paredes a observar um ecrã por horas e horas seguidas.

Peque no seu portátil – caso trabalhe com um – e faça o que tem a fazer fora do escritório (mesmo que seja por apenas alguns instantes), num parque perto do escritório, numa esplanada e assim. Irá reduzir os seus níveis de stress e aumentar a sua dose de vitamina D.

11 . Crie o seu próprio tempo pessoal

Não pode trabalhar o dia inteiro, simplesmente não é bom para si e para a sua saúde. Deste modo, esboce um calendário para o seu tempo pessoal – mesmo que signifique apenas beber um café, pesquisar a suas redes sociais ou até mesmo falar com um colega.

12 . Mantenha-se hidratado

Nem é preciso frisar este conselho. Um corpo hidratado é um corpo feliz. Hoje em dia tem à sua disposição garrafas de diversas formas e para todos os gostos, para o acompanhar no seu dia-a-dia.

13 . Compre algo para aliviar o seu stress

Descarregue as suas frustrações em algo, para além dos seus colegas e superiores – irá salvar as suas relações profissionais e reduzir os níveis de stress.

14 . Crie uma tradição de exercícios de escritório

Existem empresas que utilizam esta técnica, por exemplo, fazer flexões sem o julgamento dos colegas, alongamentos energéticos entre outras atividades físicas. Para além de estar a exercitar o seu corpo, é uma forma de fortalecer as relações entre colaboradores.

O mais difícil é começar esta nova tradição.

15. Olhe para fora da janela

A ciência afirma que apenas olhar para uma árvore pode reduzir os seus níveis de stress e fazê-lo sentir-se bem, num aspeto geral. Esta é provavelmente a dica mais simples que pode realizar, uma vez que basta deslocar-se ou olhar para fora da janela (a não que trabalhe numa cidade sem arvoredo à vista – e nesse caso, compre uma planta).

16 . Substitua aquele segundo (ou terceiro, ou quarto) copo de café

Em vez de ingerir e colocar mais cafeína no seu organismo, tente substituir o café da tarde por um descafeinado ou por um chá sem açúcar.

substitua o café por uma deliciosa chávena de chá

17. Baixe o volume da música

Música alta prejudica a nossa audição, por isso se está constantemente com os seus fones no volume máximo – ou perto -, diminua o volume ligeiramente. Desta forma, nada lhe escapa, nem mesmo quando o seu chefe o chama.

18. Descanse as mãos

As suas mãos estão a ser exercitadas o dia inteiro, ao contrário das suas pernas, por isso dê algum descanso às mesmas ao alongar as suas mãos ou relaxá-las no seu colo.

19. Respire

Cliché, é verdade, mas se tirar uns instantes para respirar fundo, tirar os olhos do seu trabalho e simplesmente inspirar e expirar, vai sentir-se muito melhor. Caso se sinta mais ambicioso, pode tentar praticar meditação ou algo do género.

Observação: um último conselho: faça tudo com moderação. Hábitos saudáveis provêm de um balanço entre o trabalho e o prazer, bolachas e vegetais e estar sentado e estar de pé. Tente perceber qual ou quais destes conselhos consegue colocar em prática e comece a tomar conta de si.

by Ana Matos

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