Mulher Sport Life – Livre como tu !

 A 29 de Julho foi dia de estreia de uma nova rubrica no mulheres.com.

Chama-se Mulher “Sport Life” e propõe abordar temas interessantes para as mulheres que adoram “sports”.

Esta nova rubrica da autoria  e locução da Isabel Pinto da Costa,  tem a duração de 1′ e acontece todos os sábados@mulheres.com

A Bicicleta e a Mulher

Para alguém mudar a lei, no século XIX, precisava de se deslocar para reunir com outras pessoas, o que não era fácil para as mulheres que queriam conquistar o direito de voto e não conduziam (foi a mulher do fundador da Mercedes Benz que conduziu um automóvel pela primeira vez em 1855). Foi por necessidade que as principais activistas dos direitos das mulheres, principalmente francesas e americanas começaram a usar a bicicleta com frequência.

… Facilitava as deslocações para poderem encontrar-se com quem tinha os mesmos objetivos e unir forças. Levou também a vestir roupas mais adequadas – os espartilhos e as grandes saias foram substituídos pelo Spencer (casaco adaptado do vestuário masculino) e as calças Bloomer, lançadas em 1850 por Amelia Bloomer, editora do primeiro jornal dedicado às mulheres.

… Argumentos como: andar de bicicleta faz mal, ou que era indecente porque friccionava as zonas íntimas, eram postos em cima da mesa porque este ato de liberdade contestava os preconceitos existentes. Mas a bicicleta ficou para sempre ligada à imagem das mulheres que contestaram injustiças ao ponto de Susana Anthony, uma das principais líderes do movimento sufragista, ter afirmado no final do século que: “andar de bicicleta fez mais pela Mulher do que qualquer outra coisa no mundo’.

 

Isabel Pinto da Costa 

Diretora da Revista Sport life

in Rubrica MULHER SPORT LIFE (num minuto)) em mulheres.com na Rádio Marginal 98.1FM e http://www.marginal.fm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.